O que é Agro Fotônica ?
Origens, presente e futuro
A palavra Fotônica vem do termo grego “photos” que significa luz. O termo surgiu para se referir ao ramo da ciência concernente ao uso combinado da luz e eletrônica. Hoje, este ramo da ciência teve grande desenvolvimento e criou vitais tecnologias, e está presente nos mais diversos setores tais como telecomunicações, medicina, sensoriamento e observação terrestre, biologia e energia.
A Agricultura é uma das mais importantes atividades humanas e vem sendo desenvolvida há milênios. O Homem soube observar e empiricamente aprimorou técnicas conseguindo domesticar plantas e animais. Observou o clima, o solo, a importância dos nutrientes e aprimorou técnicas de irrigação. Conseguiu substituir seu esforço físico pela mecanização e, mais recentemente, utilizando técnicas de automação e robótica, a pilotagem automática. Observou e desenvolveu técnicas de seleção genética, aprimorando espécies e, nos ultimos anos, a manipulação de seus genes, o uso combinado de informações e propriedades oriundas de espécies diferentes. Observou a importância da ecologia, da preservação da diversidade biológica, a importância do solo e das técnicas de manejo e fertilização. Recentemente descobriu o ecossistema do solo, a importância dos diversos microrganismos que agem em simbiose e cooperam com as plantas. Desenvolveu técnicas de manejo e produtos para a proteção contra pragas e doenças. Desenvolveu técnicas de uso aprimorado do uso da terra, tais como agricultura de precisão utilizando sensores especializados e imagens de drones e satélites.
Em todo este percurso histórico, o homem sempre soube da importância do clima e da luz do sol - a fonte primária de energia - e sempre procurou entender o importante mecanismo presente em todas as plantas: a fotossíntese. Porém, em todo este período histórico, assistiu passivamente, já que não havia ferramentas e meios para permitir controlar a luz do sol, cabendo pela observação e sagaz perspicácia, promover o melhoramento das plantas, nas condições locais, induzindo os processos de seleção natural, a melhoria do cultivar para aquela específica localização, clima, disponibilidade hídrica e solar.
A Fotônica se desenvolveu, a agricultura também, e começam a surgir no horizonte oportunidades tecnológicas que potencialmente permitirão ao homem o controle da última fronteira ainda não explorada pela agricultura: O controle da energia do sol.
A AgroFotonica propõe uma serie de técnicas e ferramentas para permitir que a agricultura comece a explorar e a utilizar de melhor forma a energia proveniente do sol, sua disponibilidade temporal, seu conteúdo energético e espectral, e explorar decorrências e interessantes sinergias nos sistemas agroindustriais hoje presentes.
Além disso, o aquecimento global, a pressão pelo uso racional e otimizado da terra, tem despertado a atenção sobre o potencial uso de tecnologias fotônicas oriundas de outros setores, possibilitando soluções antes não vislumbradas.
Nas próximas abas, estarão descritas algumas das tecnologias que a AgroFotonica dispõe e que podem ser úteis para aprimorar produtividade agrícola, eficiência do uso da terra, eficiência energética e enfrentar os desafios que se avizinham em termos climáticos.
A AgroFotonica possui tecnologias e pessoal qualificado que permitiu vislumbrar uma série de tecnologias que poderão ser úteis ao agronegócio frente aos novos desafios futuros. A Agro Fotovoltaica, os Sistemas Agro Fotônicos integrados, os sensores especializados, são itens que serão detalhados, entre outros.
Para maiores detalhes, visite as abas seguintes ou envie suas indagações para contato@agrofotonica.com.br